×

Quando vale a pena o financiamento de veículos para empresa?

Adquirir um veículo utilizando seu CNPJ pode ser um jogo de estratégia interessante, repleto de vantagens ocultas.

 

A compra da frota própria é um tabuleiro onde conhecer as regras é crucial para evitar transformar uma jogada inteligente em um grande equívoco. Vamos mergulhar juntos nessas dicas essenciais para determinar se o financiamento de veículos corporativos é realmente a jogada vencedora para a sua frota.

 

O Passo a Passo para o Financiamento Empresarial de Veículos

Imagine financiar um veículo para a sua empresa como um quebra-cabeça. Basicamente, os passos são similares aos de um financiamento pessoal, mas com peças adicionais: documentação corporativa como CNPJ e contrato social. Fique atento também aos detalhes da saúde financeira da sua empresa, pois eles serão cruciais nesse processo.

 

A Grande Cartada: Principais Vantagens

A cereja do bolo no financiamento empresarial de veículos é, sem dúvida, o potencial de descontos significativos. Montadoras e revendedoras frequentemente oferecem condições especiais para compras corporativas, com descontos que podem variar chegar a dois dígitos percentuais, dependendo de fatores como a marca, o modelo, e, claro, o volume da compra.

 

 

Alerta Vermelho: Cuidados Essenciais

Porém, como em qualquer grande jogada, há riscos envolvidos. Esses cuidados são as peças que mantêm seu jogo financeiro seguro:

  • Atenção à vinculação do CNPJ da empresa com o veículo, especialmente em relação a multas e dívidas. Essa responsabilidade fica totalmente com algum profissional, quando não é o próprio dono da empresa.
  • Fique de olho nos impostos obrigatórios para evitar restrições cadastrais (IPVA, Emplacamento, Licenciamento, entre outros). Obviamente, não esqueça de colocar isso no cálculo de Custo Efetivo Total.
  • Lembre-se: o desconto para CNPJ só é válido para veículos zero km. Escolher uma frota seminova é como procurar agulha no palheiro (e a empresa desfoca do seu negócio).
  • Principalmente no primeiro ano, a depreciação de mercado é diferente da depreciação contábil.
  • Outro cuidado ao fazer o financiamento de carro para empresas é o Imposto de Renda. Além de declarar o bem, quando a frota for vendida, é necessário considerar como lucro todo o valor excedente à depreciação contábil.

 

Decisão Final: Vale a Pena Financiar?

A decisão final depende das necessidades específicas da sua empresa e do tipo de veículo que está procurando. Se a ideia é comprar em grande quantidade e obter um desconto substancial, então sim, pode valer muito a pena. Mas cuidado com a taxa de juros contratada e, por consequência, com o Custo de Capital para sua empresa.

 

Uma Alternativa Inteligente: Frota Terceirizada

Por outro lado, se o que você busca é uma solução prática e livre de complicações, a terceirização de frota pode ser a jogada mestra. Com ela, você reduz custos, otimiza a produtividade, e deixa as preocupações com compra, venda, documentação, manutenção e seguro nas mãos de especialistas. Assim, você pode focar no que realmente importa: o crescimento contínuo do seu negócio.


Compartilhar:

Atendimento via Whatsapp