×

Cada vez mais empresas buscam a terceirização de frota

Modelo é reconhecido como o melhor para a maioria dos gestores e executivos e apresenta tendência de crescimento em todos os tamanhos de empresa

 

Mais de 70% das empresas concorda que a terceirização de frotas é a maneira mais econômica e produtiva para ter veículos à sua disposição. É o que aponta uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, escola de negócios de origem mineira.

Estudos complementares do Observatório de Veículos de Empresas (OVE), associação sem fins lucrativos que tem por objetivo fomentar a discussão sobre temas relativos a veículos corporativos, como gestão de frota, apontam em anos seguidos a tendência de alto crescimento na terceirização de frota.

O reconhecimento que a terceirização é a melhor opção está sendo posta em prática.

A mais recente pesquisa apontou essa consolidação no aluguel de longa duração (terceirização de frota) como principal modalidade de aquisição de veículos pelas empresas: 50,6% dos entrevistados utilizarão essa forma para incrementar a frota, ante um percentual de 40,9% na pesquisa do ano anterior.

Os níveis de interesse mudam um pouco de acordo com o tamanho de cada frota, mas fortalecem o aumento na percepção de que o aluguel mensal é um ótimo modelo de gerir os veículos da empresa.

Veja os percentuais das empresas que buscam a terceirização, conforme cada faixa de veículos:

 

Até 20 veículos 40,2%
De 21 a 100 veículos 45,9%
De 101 a 300 veículos 51,6%

 

Em todas as faixas a opção pela terceirização é superior aos demais modelos. Na ordem decrescente seguem: compra à vista, leasing, aluguel de veículos por diárias e, por último, compra por financiamento.

A pesquisa do OVE consultou gestores de frotas e executivos de mais de 300 empresas de diversos segmentos, em todo o Brasil.

Mais que apresentar um modelo de utilização de frota que garante maior eficiência e eficácia, a terceirização permite que a empresa demande menos tempo para uma tarefa que não faz parte do seu core business.

Esse termo tem ganho importância nos últimos anos e se acentuou nos meses de pandemia em virtude da diminuição da procura. Numa tradução nossa seria como o núcleo do negócio, o essencial, o ‘coração’ da empresa. Aquilo que é o centro, o mais importante. O core business de um banco é emprestar dinheiro, de uma lanchonete é vender lanches, de uma gráfica é fazer impressos.

O banco, a lanchonete e a gráfica tem conhecimento, experiência e sabem conduzir seus negócios conforme seus COREs. Agora começam a perceber que dedicar tempo para outras atividades que não dominam é, na grande maioria dos casos, perder dinheiro. E isso se torna um ciclo: não ter tempo para aprimorar seu core business é deixar de buscar mais dinheiro para o negócio.

 

Já pensou em ter sua frota terceirizada?

A CityCar Aluguel tem mais de uma década de experiência e construiu nesses anos relações de parcerias com seus clientes. Até hoje, nenhum cliente de terceirização solicitou cancelamento, tanto que seu churn, taxa de desistência, é 0%.

É a maior locadora gaúcha. 

Além da vantagem econômica em optar por alugar a frota, o aluguel permite que os profissionais da empresa foquem na sua atividade-fim. Negócios quem têm maior foco gerando maiores e melhores resultados.


Compartilhar:

Atendimento via Whatsapp