×

Frota própria ou terceirizada: qual a melhor?

Elencamos as principais vantagens e desvantagens de cada modelo de gestão de frota

 

 

Por envolver um leque muito grande de fatores, essa dúvida é muito comum nas empresas. Independente do porte dela, se o gestor está com esse questionamento é sinal que o modelo adotado gera muito trabalho ou desperdício.

Cada empresa tem suas características e forma de administrar seus bens. Por isso tire suas conclusões conforme sua estrutura organizacional (orçamento, mão de obra, processos e capacidade administrativa) e as necessidades dos seus clientes.

 

Vamos lá?

 

 

Frota própria

O controle total e centralizado é a principal vantagem da frota própria. Dessa forma, a administração dos ativos (veículos) e a gestão dos profissionais fica sob tutela da empresa. Dentro desse ambiente interno, as decisões vão ser centralizadas de forma hierárquica nos níveis de operação, gestão e controladoria.

 

Vantagens desse modelo

Se tiver um time de frota coeso e profissionais capacitados, a empresa torna as decisões mais diretas, independentes e simplificadas. Empresas que operam com ativos próprios, são responsáveis por todos os aspectos envolvidos, dos operacionais aos estratégicos. No caso dos veículos é a empresa quem gerencia as manutenções preventivas, seleciona os funcionários para o setor, controla os fornecedores, gerencia os processos administrativos de compra, emplacamento e licenciamento do bem, por exemplo.

 

 

Além disso, muitos empresários optam por esse modelo pois preferem ter controle dos profissionais que administram a frota própria. Dessa forma, o gestor consegue verificar o trabalho de seus funcionários e fiscalizar com anda a preocupação do funcionário em buscar a economia para empresa.

 

Desvantagens da frota própria

Além de demandar investimentos inicial na compra do veículo, quem tem frota própria nota que os custos oscilam mensalmente devido às manutenções, por despesas não programadas (acidentes, sinistros, multas e defeitos nos veículos), pela contratação de novos colaboradores, pela obtenção de licenças de operação e circulação, pela realização de treinamentos, pela proteção das cargas e veículos (seguro) ou pelo pagamento de tributos e taxas.

 

 

Funcionalidade e fatores do modelo

A funcionalidade depende de muitos fatores. Sem dúvida, o caixa da empresa seja o principal deles. Fundamental analisar as projeções financeiras, as previsões de mercado, a projeção de faturamento em relação à capacidade de investimentos.

Fora isso, fatores como a depreciação (custo da limitação de vida útil de ativos imobilizados, ou seja, perda de valor de um bem na medida de sua utilização) e a renovação da frota exigem largos cuidados, principalmente, os de interesse financeiro/econômico.

Será que esse é o momento de possuir uma frota própria?

 

Frota terceirizada

Quando uma locadora oferece à empresa contratante os veículos 0km de sua escolha através de aluguel mensal. Os demais custos envolvidos, processos de gerenciamento do bem, controles de manutenção e perdas financeiras da depreciação ficam ao encargo da locadora.

 

 

Vantagens da Terceirização de Frota

Uma das vantagens de se terceirizar a frota é a previsibilidade dos custos. Ou seja, a empresa sabe exatamente quanto irá pagar a cada mês, não sendo influenciada pelos custos extras de manutenção preventiva, depreciação, entre outros.

Assim, surpresas e demais acontecimentos que poderiam influenciar o orçamento são controlados.

Uma segunda grande vantagem é que numa análise financeira de custos, o aluguel de veículo se torna mais barato para empresa do que manter a frota própria. Custos envolvidos por manter o ativo (sem levar em conta os custos com capital humano) e a perda de capacidade de investimento por ter capital aplicado num imobilizado, são alguns dos itens que somam a esse elevado custo.

 

Desvantagens deste modelo

Ele não é modelo que serve a todo tipo de empresa. Se o gestão da empresa é controladora, tende a preferir a compra da frota própria. E, apesar de termos exemplos de empresas de logísticas que terceirizam sua frota, é mais comum que quem trabalhe no segmento de transporte ou de logística, conheça a fundo o ramo de atuação e consiga gerenciar melhor esses ativos e processos internos.

 

Descentralização gerencial

Ao terceirizar a frota, a gestão passa a ser descentralizada, ou seja, a tomada de decisão divide-se em vários níveis e localidades diferentes, tornando-se mais sensível às mudanças e variações do setor.

 

Gestão diluída

Desse modo, a empresa desafoga sua gestão desse ativo, mesmo tornando menos burocrática a administração interna, há mais controle e gestão dos veículos, e mais tempo para focar no seu próprio negócio. Afinal, tempo é dinheiro.

A gestão e o controle operacional ficam por conta da locadora, que deve possuir experiência e know-how para exercer a função.

 

 

Qual é a melhor: frota própria ou terceirizada?

Depende da visão estratégica do administrador. Ambas possuem benefícios.

Enquanto a terceirização delega a responsabilidade para um terceiro, a frota própria mantém o ativo de posse da empresa.

 

Visão de futuro e tendência

Independente do porte da empresa observa-se que a terceirização de frota é o modelo que mais cresce no ambiente corporativo.

Devido a já estar aplicado em outras áreas da empresa (refeitório, limpeza, manutenção), a cultura e o entendimento do modelo tem sido cada vez mais amplo.

Se pegarmos o refeitório como exemplo, percebemos que as organizações não enxergam com vantagem o investimento em ativos dessa área, bem como, de contratação de todo o rol de funcionários ligados a essa necessidade (cozinheiras e assistentes, nutricionistas, compradores, etc.).

De mesma forma, investir na frota própria, na maioria dos casos, traz consigo todo o envolvimento de funcionários, esforço de comunicação e cultura e mais um de grande valia para o administrador.

Perceba.

Na frota própria, tem-se a necessidade de investimento para compra. Esse montante se torna maior através de juros pagos numa compra financiada.

Sob o ponto de vista contábil, os veículos se tornam ativos imobilizados. Em resumo, bens tangíveis utilizados pela empresa que não serão convertidos em dinheiro, não podem comprar matéria-prima ou produtos para revenda. Ou seja, deixam de ser aplicados ou consumidos no na atividade principal da empresa, que é de onde sai o lucro.

Fora isso, manter o capital imobilizado impede que outras áreas estratégicas da empresa deixem receber algum investimento ou recurso.

 

 

Trocar a frota própria pela terceirização

Dado as oscilações históricas de mercado e, principalmente, a pandemia do CoronaVírus (Covid19), o valor de ter capital disponível, com o perdão da palavra, não tem preço. Fluxo de caixa e verba para investimento são valiosos recursos seja qual for a circunstância.

De uma maneira rápida e prática, a venda desse ativo gera caixa para empresa investir onde ela bem entender.

Com a terceirização, a renovação da frota é obrigação contratual da locadora. Ela irá compor a frota com os veículos que você desejar. E, se for uma empresa com experiência, irá sugerir os modelos mais adequados à sua realidade.

Deixar a responsabilidade de tudo isso para locadora, livra sua empresa de fatores de negócio como pesquisa de preço, depreciação acumulada, desvalorização e custos de oportunidade.

 

Resumo:
Frota própria ou terceirização tem seus benefícios. Contudo, o mercado e as próprias empresas têm percebido que a terceirização de frotas traz retorno de capital, economia e tempo. Permite que o ativo seja transformado em recurso para investir, permite que o custo fixo mensal seja fixo e menor ao de manter uma frota própria e permite que os profissionais foquem no negócio da empresa (inclusive, sem a necessidade de contratação de diversos funcionários para o setor, já que é a locadora que cuida da parte operacional, deixando a estratégia para empresa.

 

Já pensou em ter sua frota terceirizada?

A CityCar Aluguel tem mais de uma década de experiência e construiu nesses anos relações de parcerias com seus clientes. Até hoje, nenhum cliente de terceirização solicitou cancelamento, tanto que seu churn, taxa de desistência, é 0%.

É a maior locadora gaúcha. 

Além da economia com os créditos para as empresas de Lucro Real, a terceirização de frota traz inúmeros benefícios. Otimização do tempo dos gestores de frota, foco no negócio, diminuição drástica da equipe envolvida com os carros, frota renovadas, manutenção sob responsabilidade da locadora. Clique aqui para saber mais.


Compartilhar:

Atendimento via Whatsapp